Quem é você, Fred?

Sou brasileiro, casado. Tenho 2 filhos. Nasci em 21/08/55, em Raul Soares, MG. Resido em Belo Horizonte desde 1960.

ESCOLARIDADE

Em 1981, formei em Administração pela UFMG. Tive a oportunidade de participar dos seguintes cursos de especialização:

> Formação de Instrutor na CEF, em 1981 (160 horas), ministrado pela própria Empresa;
> Programa Integrado de Aperfeiçoamento Gerencial e Preparação de Instrutores para Treinamento Gerencial, em 1983 (160 horas), ministrado pela Fundação João Pinheiro;
> Curso ASBACE de Administração Bancária – CAAB, em 1988/89 (1.400 horas), ministrado pela Associação Brasileira dos Bancos Comerciais Estaduais – ASBACE;
> Formação de Consultores Internos para a Qualidade, em 1994 (80 horas), ministrado pela Fundação Dom Cabral; e
> Pós-graduação lato sensu em Gestão de Qualidade, em 1997 (384 horas), ministrado pela Fundação Getúlio Vargas.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Fui Auxiliar de Escritório em empresas de terraplanagem, de móveis, de construção civil e na extinta MinasCaixa.

Iniciei com serviços de office-boy e aprendi a dinâmica de um escritório, atuando nas diversas áreas administrativas empresariais. Dediquei-me à área de Pessoal, onde pude experimentar o meu primeiro exercício de chefia.

Na Caixa Econômica Federal trabalhei em funções administrativas de Escriturário, atividades educacionais, funções de chefia e de assessoramento.

Meu contato inicial foi em uma Agência, mas logo retornei à área de Recursos Humanos – RH, identificando-me com Treinamento e Desenvolvimento – T&D.

Especializei-me nesse setor, atuando na Instrutoria Interna, em disciplinas de Administração, Relações Humanas e Visão Geral da CEF, em cursos de integração à empresa e de Caixa Executivo, de forma mais intensa no período de 81/83. Nos anos seguintes (84/87), estive mais voltado para as atividades de desenvolvimento do corpo gerencial básico da Caixa. Pude coordenar diversos cursos de formação de instrutoria interna. A partir de 1993, com o lançamento do Programa Qualidade Caixa, participei da disseminação de conceitos e metodologias da Qualidade Total. Até 2007, dediquei-me ao desenvolvimento gerencial, atuando em temas de Gestão com Pessoas.

Exerci funções de confiança de chefia de T&D (85/88), de RH/Administração (89/90), de assessoramento de Administração/RH (91/94) e de Planejamento, Qualidade e Desenvolvimento Empresarial (95/2000) no Escritório de Negócios da Região Sul de Belo Horizonte. Estive na Supervisão de Telemarketing (2000/2004). Fui Analista na área de apoio ao negócio (2004/2006) e retornei à área de Recursos Humanos como Consultor Regional, onde me aposentei em 03/01/2008.

Trabalho com educação desde 1981.

Além de Instrutor Interno na CAIXA (1981 a 2007), pude ministrar aulas na Fundação João Pinheiro (Curso de Desenvolvimento de Coordenadores de Treinamento – ELETROBRÁS, em 1987), na Fundação Dom Cabral (idem ELETROBRÁS, em 1988) e no Curso Orvile Carneiro (Curso Preparatório de Concurso Interno da CEF, em 1996).

Conduzi treinamentos para representantes (gerenciais, técnicos e staff)  de diversas empresas. Fui Diretor Adjunto na Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento – ABTD/MG (gestão 2001/2002).

Na condição de professor:

> no Unicentro Newton Paiva, no Curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Instituições Bancárias e Financeiras, fui responsável pelas disciplinas: “RH e Habilidades Gerenciais”, nas turmas de 2000, 2001, 2002 e 2003 e “Supervisão de equipes”, na turma de 2002;
> na FDC – Fundação Dom Cabral, nos diversos cursos de pós-graduação, ministrei aulas de Comunicação Profissional nas turmas de 2004 e 2005 e de Técnicas de Apresentação em 2007. Nos cursos de “Capacitação de Instrutores” atuei no módulo de “Comunicação Eficaz e Técnicas de Interação em Sala de Aula” (2008 a 2010).