Apresentações em Público

  • ADAS, Eduardo e GALVÃO, Joni. Superapresentações – Como vender ideias e conquistar audiências. São Paulo: Panda Books, 2011
  • BELL, Gordon. Segredos para ser bem-sucedido em discursos e apresentações. Tradução por Antônio Carlos R. Serrano. São Paulo: Nobel, 1992. Tradução de: The secrets of successful speaking and business presentations – 1987
  • BLOCH, Pedro. Você quer falar melhor? Rio de Janeiro: Revinter, 2002
  • BOWDEN, John. Falando em público. Tradução por Maria de Lourdes Hubner. São Paulo: Market Books, 2001. Tradução de: Speaking in Public – 1999
  • CARNEGIE, Dale. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios. Tradução por Carlos Evaristo M. Costa. 34ª. tiragem. Rio de Janeiro: Record, 1999. Tradução de: The quick and easy way to effective speaking – 1962
  • CASTELLIANO, Tania. Desperte! É tempo de falar em público. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998
  • COHEN, David. A linguagem do corpo: o que você precisa saber. Tradução por Daniela Barbosa Henriques. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Tradução de: Body language: what you need to know - 2007
  • DOYLE, Michael e STRAUS, David. Reuniões podem funcionar: o novo método de interação. Tradução por Maria Julieta C. de Alcântara Penteado. 4ª. ed. São Paulo: Summus, 1978. Tradução de: How to make meetings work – 1976
  • DUARTE, Nancy. Apresentações convincentes. Tradução de Marcelo Schild. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. Título original: HBR Guide to Persuasive Presentations – 2012
  • FERREIRA, Léslie Piccolotto … et alli (Organizadoras). Voz profissional: o profissional da voz. 2ª. ed. Carapicuiba, SP: Pró-Fono, 1998
  • GOMAN, Carol Kinsey. A linguagem corporal dos líderes: como essa linguagem silenciosa pode ajudar – ou prejudicar – o seu modo de liderar. Tradução de Denise Jardim Duarte. 2a. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. Título original: The Silent Language of Leaders: How Body Language can Help – or Hurt – How you Lead – 2011
  • GONZAGA, Otávio Leal. Visitar é preciso. Belo Horizonte: MP, 1998
  • GUGLIELMI, Anna. A linguagem secreta do corpo:  a comunicação não verbal. Tradução por Denise Jardim Duarte. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. Tradução de:  Il linguaggio segreto del corpo: la comunicazione non verbale - 1999
  • HELLER, Robert. Como se comunicar bem. Tradução por Marcelo Ferlin Assami. São Paulo: Publifolha, 1999 Tradução de: Communicate Clearly – 1998
  • HINDLE, Tim. Como fazer apresentações. Tradução por César Taylor da Costa. 2ª. ed. São Paulo: Publifolha, 1999. Tradução de: Making Presentations - 1998
  • KALISH, Karen. Como fazer apresentações espetaculares. Tradução por Marcelo Filardi Ferreira. Rio de Janeiro: Campus, 2000. Tradução de: How to give a terrific presentation – 1997
  • KUSHNER, Malcolm L. Como falar em público para dummies. Tradução por Dayse Batista. Rio de Janeiro: Campus, 2000. Tradução de: Public Speaking for Dummies - 1999
  • MACHADO, Andréa Monteiro de Barros. Falando muito bem em público. São Paulo: Makron Books, 1999
  • MACHADO, Andréa Monteiro de Barros. Você tem medo de falar em público? São Paulo: Makron Books, 2001
  • MACKAY, Ian. Aprendendo a perguntar. Tradução por Márcia Cruz Nóboa Leme. São Paulo: Nobel, 2001. Tradução de: Asking Questions – 1980
  • MARCHETTI, Sérgio Henrique. Falar em público e comunicar … é só começar. Belo Horizonte: Santa Clara, 1999
  • MARIANO, Olto. Manual do Curso “Fale em Público”. 28ª. ed. Belo Horizonte: … (?)
  • MATSCHNIG, Monika. O corpo fala – ilustrado: gestos reveladores e sinais eficazes. Tradução de Fernanda Romero Fernandes Engel. 3ª. ed. Petrópolis, RJ:  Vozes, 2014. Título original alemão: Körpersprache – Verräterische Gesten und wirkungsvolle Signale – 2007
  • MENDES, Eunice e JUNQUEIRA, Luiz Augusto Costacurta. Comunicação sem medo: um guia para você falar em público com segurança e naturalidade. São Paulo: Editora Gente, 1999
  • MENDES, Eunice e JUNQUEIRA, Luiz Augusto Costacurta. Falar em público: prazer ou ameaça? Pequenos grandes segredos para o sucesso nas comunicações formais e informais. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999
  • NÓBREGA, Maria Helena da. Estratégias de comunicação em grupo: como se apresentar em eventos empresariais e acadêmicos. São Paulo: Atlas, 2007
  • OLIVEIRA, Marques. Como conquistar, falando: psicologia do auditório hostil. Rio de Janeiro: Ediouro, 1980
  • POLITO, Reinaldo. A influência da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes. São Paulo: Saraiva, 2001
  • POLITO, Reinaldo. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir idéias. 11ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1999
  • POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 76ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1999
  • POLITO, Reinaldo. Como falar de improviso e outras técnicas de apresentação. 4ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1997
  • POLITO, Reinaldo. Como preparar boas palestras e apresentações. 4ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1997
  • POLITO, Reinaldo. Como se tornar um bom orador e se relacionar bem com a imprensa. 6ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1999
  • POLITO, Reinaldo. Gestos e postura para falar melhor. 20ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1997
  • POLITO, Reinaldo. Recursos audiovisuais nas apresentações de sucesso. 4ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1999
  • POLITO, Reinaldo. Um jeito bom de falar bem: como vencer na comunicação. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2001
  • POLITO, Reinaldo. Vença o medo de falar em público. 6ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1999
  • QUINTEIRO, Eudosia Acuña. Estética da voz: uma voz para o ator. São Paulo: Summus, 1989
  • RIBEIRO Filho, Frederico. Como tornar as reuniões de condomínio mais eficazes? Belo Horizonte: 2001
    Clique aqui para capturar o artigo.
  • RIBEIRO Filho, Frederico. Falar é trabalho? Belo Horizonte: 2007
    Clique aqui para capturar o artigo.
  • RIBEIRO Filho, Frederico. Socorro! O auditório tá cheio. Belo Horizonte: 2010
    Clique aqui para capturar o artigo.
  • SAGMAN, Stephen W. Microsoft PowerPoint 7 for Windows 95: guia autorizado Microsoft. Tradução por João Eduardo Nóbrega Tortello. São Paulo: Makron Books, 1996. Tradução de: Running Microsoft PowerPoint for Windows 95 – 1995
  • SAYLER, Sharon. Seu corpo fala no trabalho: conquiste seu espaço, crie relacionamentos, inspire e influencie pessoas. Tradução de Daniela Barbosa Henriques. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. Título original: What Your Body Says (And How to Master the Message): Inspire, Influence, Build Trust, and Create Lasting Business Relationships – 2010
  • STEWARD, Chris e WILKINSON, Mike. Tudo que você precisa saber sobre oratória para nunca passar vergonha. Rio de Janeiro: Ediouro, 1992. Tradução e adaptação de: Bluff Your Way in Public Speaking
  • WEIL, Pierre. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. 51ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2000
  • WEIL, Pierre. Relações humanas na família e no trabalho. 37ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1983. p. 107-124
  • WEISS, Donald H. Como falar em público: técnicas eficazes para discursos e apresentações. Tradução por Marta Mortara. São Paulo: Nobel, 1991. Tradução de: How to make an effective speech or presentation – 1986
  • WERNECK, Tom e GRASSE, Reinhard. Treinamento da argumentação. Rio de Janeiro: Ediouro, 1982. Tradução de: Argumentations Training – 1977
  • WILSON, Robert. F. Como conduzir entrevistas de emprego: um guia para o sucesso no mundo dos negócios. Tradução por Ruy Jungmann. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1994. Tradução de: Conducting better job interviews – 1991

Educação de adultos

  • ACÚRCIO, Marina Rodrigues Borges (Coord.). O cotidiano educacional.  Porto Alegre: Artmed/Rede Pitágoras, 2003
  • ALVES, João Roberto Moreira. A educação a distância no Brasil: síntese histórica e perspectivas.  Rio de Janeiro: IPAE, 1994
  • ANTUNES, Celso. Marinheiros e professores: crônicas simples sobre escola, ensino, disciplina, inteligências emocionais, criatividade, construtivismo, inteligências múltiplas, professores, alunos… 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2001
  • ANTUNES, Celso. Manual de técnicas de dinâmica de grupo, de sensibilização de ludopedagogia.  Petrópolis: Vozes, 1998
  • BOMFIN, David F. Pedagogia no treinamento: correntes pedagógicas no ambiente de aprendizagem nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004
  • BRANCO, Sandra. Educação ambiental: metodologia e prática de ensino.  Rio de Janeiro: Dunya, 2003
  • CAMPOS, Fernanda C. A et al.. Cooperação e aprendizagem on-line.  Rio de Janeiro: DP&A, 2003
  • CAPORALI, Renato. Ética & educação.  Rio de Janeiro: Gryphus, 2001
  • CASALI, Alípio (Org.); TEIXEIRA, José Emídio; RIOS, Iaci; CORTELLA, Mário Sérgio. Empregabilidade e educação: novos caminhos no mundo do trabalho.  São Paulo: EDUC, 1997
  • COSTA, Ana Claudia Athayde da. Educação corporativa: um avanço na gestão integrada do desenvolvimento humano.  Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001
  • DELORS, Jacques; et al. Educação: um tesouro a descobrir. 8.ed. Brasília: Cortez, 2003
  • DEMO, Pedro. Educação e qualidade. 8.ed. Campinas: Papirus, 2003
  • DOLABELA, Fernando. Pedagogia empreendedora. São Paulo: Cultura, 2003
  • DRUMOND, Regina Coeli Chassim. Qualidade e produtividade – jogos empresariais: aprenda fazendo. Belo Horizonte,  Mazza, 1993
  • FIORENTINI, Leda Maria Rangearo; MORAES, Raquel de Almeida (org.). Linguagens e interatividade na educação a distância.  Rio de Janeiro: DP&A, 2003
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003
  • FRITZEN, Silvino José. Exercícios práticos de dinâmica de grupo e de relações humanas. Petrópolis: Vozes, 1974
  • FRITZEN, Silvino José. Janela de Johari: exercícios vivenciais de dinâmica de grupo, relações humanas e de sensibilidade.  Petrópolis: Vozes, 1978
  • FRITZEN, Silvino José. Treinamento de líderes voluntários. Petrópolis: Vozes, 1982
  • GIUSTA, Agnela da Silva; FRANCO, Iara Melo (Org.). Educação a distância: uma articulação entre a teoria e a prática.  Belo Horizonte: PUC Minas, 2003
  • GOMIDE, Magdalena del Valle.  Aprendendo a estudar. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 1975
  • GRAMIGNA, Maria Rita Miranda.  Jogos de empresa e técnicas vivenciais.  São Paulo: Makron Books, 1995
  • GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de empresa. São Paulo: Makron Books, 1993
  • KNOWLES, Malcolm. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. Tradução de: The adult learner - 2005
  • LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Temas de pesquisa em educação.  Campinas: Autores Associados, 2003
  • LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2007. Tradução de: Mastering the techniques of teaching - 1995
  • MAIA, Carmem (Org.). Ead.br: educação a distância no Brasil na era da Internet.  São Paulo: Anhembi Morumbi, 2000
  • MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Org.). Pensando e fazendo educação de qualidade.  São Paulo: Moderna, 2002
  • MARCHESI, Álvaro; MARTÍN, Elena. Qualidade do ensino em tempos de mudança.  Porto Alegre: Artmed, 2003
  • MATURANA, R. Humberto. Emoções e linguagem na educação.  Belo Horizonte: UFMG, 2002
  • MEDEIROS, Ethel Bauzer. Provas objetivas, discursivas, orais e práticas: técnicas de construção. 9.ed Rio de Janeiro: FGV, 1989
  • MIRANDA, Simão de . Oficinas de dinâmica de grupos para empresas, escolas e grupos comunitários. 11.ed. Campinas: Papirus, 1996
  • MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3.ed São Paulo: Papirus, 2001
  • NASSIF, Ricardo. Pedagogia de nosso tempo.  Rio de Janeiro: Vozes, 1965
  • ODEBRECHT, Norberto. Educação pelo trabalho.  Salvador: Odebrecht, 1991
  • OECH, Roger Von. Um “Toc” na cuca: técnicas para quem quer ter mais criatividade na vida. São Paulo:Cultura, 1988
  • OLIVEIRA, J. B. A. Tecnologia educacional: teorias da instrução. Petrópolis: Vozes, 1973
  • PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line.  Porto Alegre: Artmed, 2002
  • RAMAL, Andrea Cecilia. Educação na cibercultura: hirpextualiadade, leitura, escrita e aprendizagem.  Porto Alegre: Artmed, 2002
  • RAMOS, Cosete. O despertar do gênio: aprendendo com o cérebro inteiro.  Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002
  • SANDHOLTZ, Judith Haymore; RINGSTAFF, Cathy; DWYER, David C. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997
  • ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar.  Porto Alegre: ArtMed, 1998

Etiqueta e comportamento social

  • BRENNAN, Lynne e BLOCK, David. Etiqueta no mundo dos negócios. Tradução por Raul de Sá Barbosa. 4ª. ed. São Paulo: Siciliano, 1994. Tradução de: The complete book of business etiquette – 1991
  • CASTRO, Maria Alice Soares de. Netiqueta: guia de boas maneiras na internet. São Paulo: Novatec, 1997
  • KALIL, Glória. Chic homem: manual de moda e estilo. 9ª. ed. São Paulo: SENAC, 1998
  • KALIL, Glória. Chic: um guia básico de moda e estilo. 19ª. ed. São Paulo: SENAC, 1999
  • LINS, Augusto Estellita. Etiqueta, protocolo e cerimonial. 2ª. ed. Brasília: Linha Gráfica Editora, 1991
  • MAIA, Felícia. Etiqueta e boas maneiras: algumas dicas muito úteis. 3ª. ed. Aparecida, SP: Santuário, 1989
  • MARQUES, Lígia e AGUIAR, Hegel Vieira. Etiqueta 3.0: atitude e comportamento on-line & off-line. São Paulo: Évora, 2011
  • MATARAZZO, Cláudia. Etiqueta sem frescura. São Paulo: Melhoramentos, 1995
  • MATARAZZO, Cláudia. Net.com.classe: um guia para ser virtualmente elegante. São Paulo: Melhoramentos, 1999
  • NUNES, Marina Martinez. Cerimonial para executivos: um guia para execução e supervisão de eventos empresariais. 2ª. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1999
  • RIBEIRO, Célia. Boas maneiras & sucesso nos negócios: um guia prático de etiqueta para executivos. 18ª. ed. Porto Alegre: L&PM, 1997
  • SOARES, Esther Proença e FALCÃO, Maria Felícia da Câmara. A mesa: arranjo e etiqueta. 3ª. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 1999

Filmes de cinema em treinamento

  • BRANDÃO, Myrna Silveira. Leve seu gerente ao cinema: filmes que ensinam. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004
  • LUZ, Márcia e PETERNELA, Douglas. Lições que a vida ensina e a arte encena. Campinas, SP: Átomo, 2005
  • www.adorocinema.com.br - apresenta um cadastro dos filmes com informações e imagens úteis para uma avaliação sobre a pertinência do filme ao objetivo pretendido.

Língua Portuguesa

Negócios e Gestão

  • COVEY, Stephen. O 8º. Hábito: da eficácia à grandeza. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Tradução de: The 8th Habit.
  • DRUCKER, Peter Ferdinand. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo: Nobel, 2002. Tradução de: The essential Drucker.
  • GOLDBARG, Marco César. Times – Ferramenta Eficaz para a Qualidade Total. São Paulo: Makron Books, 1995
  • KOUZES, James, POSNER, Barry. O desafio da liderança. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. Tradução de: The leadership challenge - 2002
  • LEITE, Rodrigo Corrêa. O poder da escutatória: feedback genuíno para transformação pessoal e construção de relações duradouras. São Paulo: Évora, 2016
  • MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2007
  • STONER, James A. F. e FREEMAN, R. Edward. Administração. Tradução por Alves Calado. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1985. Tradução de: Management - 1982.
  • VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2006
  • WRIGHT, Peter, KROLL, Mark, PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2007. Tradução de: Strategic management: concepts.

Networking

  • DARLING, Diane. Networking: desenvolva sua carreira criando bons relacionamentos. Rio de Janeiro: Sextante, 2007. Tradução de: Networking for career success - 2005
  • DULWORTH, Michael. Networking: saiba como construir as melhores redes de relacionamento pessoal e profissional. São Paulo: Larousse do Brasil, 2008. Tradução de: The connect effect - 2008
  • MINARELLI, José Augusto. Networking: como utilizar a rede de relacionamentos na sua vida e na sua carreira. São Paulo: Gente, 2001
  • WOODS, Donald R. e ORMEROD, Shirley D. Como tecer uma rede de relacionamentos e se valer dela. São Paulo: Nobel, 1996. Tradução de: Networking  - 1993

Timidez

  • ALBISETTI, Valerio. Pode-se vencer a timidez?  Tradução por Sylvia Márcia Belinky. São Paulo: Paulinas, 1998. Tradução de: Si può vincere la timidezza? - 1995
  • BAVOSO, Carmen. Timidez não é doença. E tem cura! Belo Horizonte: Gutenberg, 2004
  • CARDUCCI, Bernardo J. Timidez: um guia prático para superar os seus medos e conquistar o controle de sua vida. Tradução por: Marilena Cantizani. São Paulo: Alegro, 2002. Tradução de: Shyness. “A practical guide for overcoming your fears and gaining control of your life“ - 1999
  • ECHEBURÚA, Enrique. Vencendo a timidez. Tradução por: Regina Oliveira Rufino. São Paulo: Mandarim, 1997. Tradução de: Evaluacíon y tratamiento de la fobia social - 1995
  • www.amban.org.br - Ambulatório da Ansiedade (Amban) é um site que pode ajudar na compreensão de comportamentos de fobia e apresenta sugestões de tratamentos.

Treinamento e Desenvolvimento

  • ALVES, A. R.; TAMAYO, A. Sistema de avaliação do treinamento da Telebrás – SAT. Revista de Administração, n. 28, v. 4, p. 73 – 80, 1993
  • ANDRADE, J. E. B.  et al. Treinamento de gerentes de pesquisa: necessidades e impacto. Cadernos de  Difusão Tecnológica, n. 6., v. 1, p. 117 – 139, 1989
  • ANDRADE, J. E. B. Por uma competência política e técnica no treinamento. Psicologia, Ciência e Profissão, n. 6, v. 2, 1986
  • ÁVILA, A. F. D. et al.  Formação do capital humano e retorno dos investimentos em treinamento na EMBRAPA.  Brasília: EMBRAPA, 1983. (EMBRAPA – DDM Documentos, 4 ou EMBRAPA – DRH Documentos, 5)
  • BASTOS, A. V. B. O suporte oferecido pela pesquisa na área de treinamento. Revista de Administração, n. 26, v. 4, p. 87 – 102, 1991
  • BOOG, Gustavo Gruneberg (Coordenador). Manual de Treinamento e Desenvolvimento. 3a. ed. São Paulo: MAKRON Books, 1999.
    Trata-se de uma coletânea de artigos, escritos por profissionais da área, compondo um conjunto de 32 capítulos independentes entre si, sobre assuntos variados em 660 páginas. É o resultado do esforço da ABTD-Nacional em divulgar textos de qualidade sobre T&D. É uma obra imperdível!
  • CARLAW, Peggy; DEMING, Vasudha Kathleen. O grande livro de jogos para treinamento de atendimento ao cliente: atividades rápidas e divertidas para treinamento de representantes de atendimento ao cliente, representantes de vendas e outras pessoas que lidem com clientes.  Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003
  • DE PAULA, S. M. A. Variáveis preditoras de impacto de treinamento no trabalho: análise da percepção dos treinandos de duas organizações. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília. 1992
  • GDIKIAN, Elizabeth Ayres; SILVA,Moisés Correia da. Educação estratégica nas organizações: como empresas de destaque gerenciam o processo de educação corporativa.  Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002
  • HAMBLIN, A. C.  Avaliação e controle do treinamento. São Paulo: McGraw – Hill, 1978
  • KROEHNERT, Gary. Jogos para Treinamento em Recursos Humanos. São Paulo: McGraw – Hill, 1991
  • LEITÃO, J. S. S. Relações entre clima organizacional e transferência de treinamento. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília. 1994
  • LUCENA, Maria Diva da Salete. Avaliação de desempenho. São Paulo: Atlas, 1992
  • MATOS, Francisco Gomes de. Desenvolvimento gerencial permanente. Rio de Janeiro: LTC, 1988.
    Obra de boa visualização, contendo conceitos, técnicas, dicas e um plano de trabalho interessante para ser implantado nas empresas, visando tornar os gerentes como líderes-educadores de suas equipes.
  • MILITÃO, Albigenor; MILITÃO, Rose. Histórias & fábulas aplicadas a treinamento.  Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003
  • MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal. 3ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1985.
    Considero esse livro uma “pérola” da literatura técnica, pois a autora apresenta os conceitos com uma profundidade adequada ao entendimento necessário e de forma bem acessível.
  • PROJETAR, Grupo. Vivências: uma aprendizagem efetiva – Manual de técnicas vivenciais. 3ª. ed. Belo Horizonte: Ophicina de Arte & Prosa, 1998.
    O Grupo PROJETAR/MG (Projeto de Jogos Empresariais de Tecnologia Avançada) estruturou esse manual em 4 partes: referencial metodológico, técnicas vivenciais, sugestões para realização do CAV (Ciclo da Aprendizagem Vivencial), e situações-problema.
  • QUIRINO, T. R.;  ANDRADE, J. E. B.; PEREIRA, W. C. A.  Recursos humanos, conhecimento e tecnologia: avaliação do programa de Pós – graduação da EMBRAPA no Brasil e sugestões de melhorias. Brasília: EMBRAPA, 1980.(EMBRAPA – DRH Documentos, 2.)
  • Revista T&D, que é um excelente periódico (mensal), apresentando temas variados sobre a gestão dos recursos humanos.
  • RIBEIRO Filho, Frederico. Contribuição ao estudo de treinamento e desenvolvimento de pessoas no Escritório de Negócios Belo Horizonte Sul/MG da Caixa Econômica Federal. Belo Horizonte: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
    Publicação destinada aos profissionais da Caixa Econômica Federal e da área de Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos das empresas em geral, que se interessem em conhecer uma alternativa prática de diagnóstico e de Levantamento de Necessidades de Treinamento. Além disso, atende a uma exigência da disciplina de Metodologia da Pesquisa do Curso de pós-graduação de Gestão da Qualidade Total da Fundação Getúlio Vargas. Situa o leitor nos conceitos básicos de educação nas empresas. Distingue treinamento e formação escolar. Apresenta resultados da pesquisa descritiva realizada, baseada na análise de atividades exercidas pelos empregados da Caixa. Conclui com propostas de ações. Disponibiliza o modelo de formulário utilizado na pesquisa.
    Clique aqui para capturar a monografia.
  • ROUCO, Juan José Meré; RESENDE, Marisa Seoane Rio. A estratégia lúdica: jogos didáticos para a formação de gestores de volutariado empresarial.  São Paulo: Peirópolis, 2003
  • STATON, Thomas Felix. Princípios educacionais aplicados ao treinamento de pessoal. Tradução por Belisário Marques de Andrade. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1975. Tradução de: How to Instruct Successfully – 1960
  • SUGIURA, Tadashi; KANEKO, Noriharu; YAMADA, Yoshiaki; ODA, Takashi. Introdução a jogos de treinamento para equipes.  Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999
  • VILA, Magda &; FALCÃO, Paula. Focalização de jogos em T&D.  Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002