Como obter

Não vendo nem alugo filmes.

Apenas menciono alguns temas, que já pude assistir, para ajudar as pessoas interessadas.

Como obtê-los

Vários filmes de cinema, que podem ser obtidos em locadoras de vídeo, permitem ser utilizados em atividades de treinamento e desenvolvimento pessoal.

Veja os temas catalogados, em ordem alfabética, clicando em “Minhas anotações”, onde constam também os assuntos sugeridos que podem ser trabalhados em T&D.

Minhas anotações

  • 1492 – A conquista do paraíso, 150 min
    Assuntos de T&D: sonho, visão, empreendedorismo, determinaçãoTítulo original: “1492: Conquest of Paradise”
    Filme de Ridley Scott
    Censura: 14 anos
    Produção: 1992 – EUAComentários de capa:

    É uma grande aventura com cenas deslumbrantes captadas pelo diretor Ridley Scott e estrelada por Gérard Depardieu, Armant Assante e Sigourney Weaver. Depardieu interpreta Cristóvão Colombo, um intrépido navegador que descobre uma nova rota para chegar às Índias, porém não deixa de estar sujeito às traições e carnificinas que suas viagens trariam como consequência.

    O filme trata das duas primeiras viagens que se tornaram um marco na vida desse almirante e nos leva à terceira e última etapa da dislumbrante aventura.

    Bravura e cegueira, triunfo e desespero e a arrogância do Velho Mundo, em contraste à inocência do Novo Mundo, sucedem, nessa ordem, uma história guiada por poder e paixão extremados.

  • A árvore dos sonhos
    Assuntos de T&D: empreendedorismo, valores, nível de consciência, significado
  • A confissão
    Assuntos de T&D: valores, atitude moral
  • À espera de um milagre, 180 min
    Assuntos de T&D: positividade, fé, generosidade, assuntos polêmicos (pena de morte)Título original: “The green mile”
  • A felicidade não se compra, 132 min
    Assuntos de T&D: premissas, limites éticos, valorização da vidaTítulo original: “It´s a wonderful life”
    Gênero: romance
    Diretor: Frank Capra
    Produção: 1946 – EUA
    Cor: nãoComentários de capa:

    Na véspera do Natal, George Bailey está à beira do suicídio quando é salvo por um anjo da guarda, em missão para ganhar suas asas. Morador de uma pequena cidade, Bailey é daqueles que sempre pensou primeiro no próximo e sacrificou seus sonhos em benefício de outros. Agora está desiludido. Mas o anjo Clarence, numa tentativa de ajudá-lo para vida, mostra-lhe como a cidade seria diferente se ele não tivesse nascido. Num tom de humor e ingenuidade, Frank Capra tece uma narrativa envolvente, onde demonstra com frequência ser um humanista inveterado. Seus princípios otimistas em relação ao homem conseguem fazer do sofredor um herói, que mesmo em momentos difíceis não sucumbe às armadilhas de um mundo hostil.

  • A fuga das galinhas, 84 min
    Assuntos de T&D: liderança, trabalho em equipe, liberdade, sonho/visãoTítulo original: “Chicken run”
    Comédia
    Produção: 2000 – Dreamworks Pictures, EUAComentários de capa:

    Enquanto as galinhas da sinistra granja da Sra. Tweedy sonham com uma vida melhor, uma inteligente galinha chamada Ginger está tecendo planos para escapar voando da cooperativa – para sempre! O único problema é que as galinhas não podem voar … ou será que podem? Todas as tentativas de fuga acabam em ensopado de galinha até que um dia, Rocky, um galo persuasivo, aterrissa aos trambolhões na cooperativa. Não é nada fácil quando Rocky tenta ensinar a Ginger e suas amigas galináceas a voar … mas, com um trabalho em equipe, determinação e um pouco de sorte, o bando destemido trama uma última tentativa ousada em um lance espetacular para conseguir a liberdade!

  • A qualquer preço
    Assuntos de T&D: liderança, justiça, desenvolvimento sustentado
  • A vida é bela
    Assuntos de T&D: criatividade, percepção, significado
  • A vida em preto e branco, 124 min
    Assuntos de T&D: mudança, resistência à mudança, curtir as incertezas da vidaTítulo original:  “Pleasantville”
    Drama
    Direção: Gary Ross
    Censura: 14 anos
    Produção: 1998 – EUAComentários de capa:

    O que fazer quando a sua volta tudo está em preto e branco?

    É sábado à noite. Os irmãos David Wagner (Tobey Maguire, de Tempestade de Gelo), e Jennifer (Reese Witherspoon, de Medo) estão brigando na frente da TV pela posse do controle remoto. David quer assistir a um seriado feito nos anos 50 mostrando o dia de uma família bem comportada de Pleasantville, enquanto que Jennifer quer ver videoclips.

    Como num passe de mágica, os dois são transportados para dentro da TV, num dos episódios de Pleasantville, onde assumem o papel dos filhos dessa família.

    É um sonho para David, cansado de agitação dos anos 90, e um pesadelo para Jennifer que vê sua vida transformada em preto e branco.

    Como sair daquele lugar, nenhum dos dois sabe ao certo. Só sabem, que a partir de agora, Pleasantville ganhou dois novos moradores que vão agitar a cidade.

  • Appolo 13
    Assuntos de T&D: liderança compartilhada, trabalho em equipe
  • Bagdá Café
    Assuntos de T&D: liderança, motivação, trabalho em equipe, criatividade, mudança de paradigmas
  • Campo dos sonhos
    Assuntos de T&D: visão, sonhos
  • Carruagens de fogo
    Assuntos de T&D: trabalho em equipe
  • Céu de outubro
    Assuntos de T&D: sonho, crença
  • Colcha de retalhos
    Assuntos de T&D: significado, escolhas
  • Com mérito
    Assuntos de T&D: valores, significado
  • Contato
    Assuntos de T&D: visão, premissas
  • Coração valente
    Assuntos de T&D: ousadia, estratégia, liderança
  • Crazy people
    Assuntos de T&D: dizer a verdade brincando
  • Dança com lobos
    Assuntos de T&D: nível de consciência
  • De caso com o acaso
    Assuntos de T&D: escolhas, jornada
  • Doze homens e uma sentença
    Assuntos de T&D: negociação, valores, processo decisório
  • Duas vidas
    Assuntos de T&D: relacionamento inter e intrapessoal
  • Ducks II
    Assuntos de T&D: liderança, equipe, identidade
  • Encontrando Forrester, 136 min
    Assuntos de T&D: coaching, construção de relação e interaçãoAtores principais: Sean Connery e Rob Brown
    Diretor: Gus Van Sant
    Produção: 2000 – EUAO filme é ambientado no Bronks, bairro da periferia de Nova Yorque, EUA, nos tempos atuais. Jamal Wallace é um adolescente pobre, negro, de 16 anos, habilidoso jogador de basquete, cuja paixão secreta é escrever. William Forrester é um recluso romancista, vencedor do prêmio Pulitzer, que nunca escreveu um segundo romance. Depois de um encontro peculiar, Forrester se torna o orientador de Jamal, guiando-o para que se desenvolva na arte de escrever romances.
  • Ensaio de orquestra
    Assuntos de T&D: espírito de equipe, liderança e desenvolvimento de equipe
  • Escritores da liberdade, 119 min
    Assuntos de T&D: transformação pessoal, educação, atitudes da professoraTítulo original: “Freedom Writers”
    Direção: Richard LaGravenese
    Gênero: Drama
    Censura: 16 anos
    Produção: 2007 – EUAErin é uma professora que tenta fazer a diferença em sua escola e na vida de seus estudantes. Contando suas histórias e ouvindo a dos outros, ela vai inspirar seus rebeldes alunos e irá ensiná-los a investir em seus sonhos fazendo com que eles recuperam suas vidas desfeitas. (Fonte: http://globosat.globo.com/telecine/canais/filmes.asp?eid=187521&gclid=CLP2–eg4pwCFQxM5Qodlh-tLQ)

    Hilary Swank é uma professora novata que tenta inspirar seus alunos problemáticos a aprender algo mais sobre tolerância, valorizar a si mesmos, investir em seus sonhos e dar continuidade a seus estudos além da escola básica. Também ela é ousada ao enfrentar os grupos formadores de gangs em sala de aula, levando-os a pensar sobre a formação e ideologia dos próprios. (Fonte: http://www.espacoacademico.com.br/082/82lima.htm)

    O filme aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de “ensino médio”, a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados “turbulentos”, inclusive envolvidos com gangues.

    Ao perceber os grandes problemas enfrentados por tais estudantes, a professora Erin resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a concordância da diretora do colégio. Para isso, a educadora entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares. Ademais, a professora indicou a leitura de diferentes obras sobre episódios cruciais da humanidade, como o célebre livro “O Diário de Anne Frank”, com o objetivo de que os alunos percebessem a necessidade de tolerância mútua, sem a qual muitas barbáries ocorreram e ainda podem se perpetrar.

    Com o passar do tempo, os alunos vão se engajando em seus escritos nos diários e, trocando experiências de vida, passam a conviver de forma mais tolerante, superando entraves em suas próprias rotinas. Assim, eles reuniram seus diários em um livro, que foi publicado nos Estados Unidos em 1999, após uma série de dificuldades. É claro que projetos inovadores como esse, em se tratando de estabelecimentos de ensino com poucos recursos, enfrentam diversos obstáculos, desde a burocracia até a resistência aos novos paradigmas pedagógicos. Em países como o  Brasil, então, as dificuldades são imensas, mas superáveis, se houver engajamento e esforços próprios.

    Nesse sentido, o filme merece ser visto como apreço, sobretudo pela sua ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais e comunitárias. Com essas considerações, vê-se que a educação, como já ressaltaram grandes educadores da estirpe de Paulo Freire, tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade. (Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/641978 de autoria de Juliana Silva Valis)

  • Feitiço do tempo, 97 min
    Assuntos de T&D: revisão de valores pessoais; mudanças (descongelamento e congelamento de novas atitudes); transformação pessoal; rotina/jornadaTítulo original: “Groundhog day”
    Diretor: Harold Ramis
    Censura: 12 anos
    Produção: 1993 – EUAComentários de capa:

    Bill Murray tem aqui o papel mais engraçado de sua carreira nesta comédia romântica sobre um meteorologista que se torna um prisioneiro do tempo no pior dia de sua vida.

    Juntamente com uma produtora (Andie MacDowell) e um cameraman, Phil Connors (Murray) é enviado para Punxsutawney, Pennsylvania, para cobrir as festividades anuais do Dia da Marmota. Na viagem de volta, eles enfrentam uma tempestade e ficam presos na cidade.

    Quando as coisas pareciam não poder piorar, elas pioram. Phil acorda na manhã seguinte que é o Dia da Marmota de novo … de novo … e de novo.

    Durante estes pesadelos de 24 horas ele começa a perceber que isso pode ser vantajoso. Mas manipular seu dia para capturar a única mulher que ele realmente quis não é tão fácil.

  • Fenômeno
    Assuntos de T&D: pPremissas, percepção
  • Gataca
    Assuntos de T&D: futuro
  • Inimigo meu
    Assuntos de T&D: premissas
  • Iron Will
    Assuntos de T&D: valores, jornada, sonhos
  • Jamaica abaixo de zero
    Assuntos de T&D: espírito de equipe, liderança
  • Jerry Maguire
    Assuntos de T&D: significado, sutilezas do humano
  • Karatê kid: a hora da verdade, 126 min
    Assuntos de T&D:  aprendizagem diretiva, assistida e autonomia do aprendizTítulo original: “The karate kid”
    Aventura
    Censura: livreComentários de capa:

    Treinado na arte da defesa pessoal por um mestre das artes marciais (Pat Morita, em uma interpretação indicada ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, 1984), Ralph Macchio, um adolescente tímido de 17 anos, enfrenta seu maior inimigo num torneio de karatê no qual a própria honra está em jogo.

  • Ladrões de bicicleta
    Assuntos de T&D: propósito, valores
  • Lances inocentes
    Assuntos de T&D: cooperação, educação, valores, liderança
  • Maré vermelha
    Assuntos de T&D: premissas
  • Mensagem para você
    Assuntos de T&D: competitividade, premissas
  • Minha vida sem mim, 106 min
    Assuntos de T&D: valorização da vidaTítulo original: “My life without me”
    Drama
    Direção: Isabel Coixet
    Censura: 12 anosComentários de capa:

    Ann (Sarah Polley) é uma jovem mãe. Tem um marido que passa mais tempo procurando emprego do que trabalhando, uma mãe amargurada e um pai criminoso e preso. Enquanto qualquer garota de sua idade está se divertindo, Ann está trabalhando. Ela limpa uma universidade à noite, um lugar onde nunca terá condições de estudar. Depois de passar mal, ela descobre uma grave doença. Sem contar a ninguém sobre sua expectativa, começa a fazer uma lista de tudo que sempre quis fazer e não fez. Ann então começa uma trajetória em busca de todos os seus sonhos, desejos e fantasias. É então que ela sente que está vivendo. Intensamente.

  • Mr. Holland, adorável professor, 140 min
    Assuntos de T&D: transformação pessoal, educação, atitudes do professorTítulo original: “Mr. Holland´s opus”
    Drama
    Direção: Stephen Herex
    Censura: livre
    Produção: 1995Comentários de capa:

    Em 1964, o jovem compositor Glenn Holland (Richard Dreyfuss) decide dar aulas de música, enquanto economiza para dedicar-se à composição de sua sinfonia. Os alunos estão longe das expectativas de Glenn, que para cativá-los, leva para a sala de aula o então “maldito” rock´n roll.

    A família Holland cresce com a chegada de Cole e novas prioridades são estabelecidas. A sinfonia fica praticamente esquecida e ainda mais distante quando descobrem que o garoto nasceu surdo. Holland isola-se da família e só anos mais tarde repensa sua função de pai.

    Para dar a grande virada organiza um concerto para deficientes auditivos. Cole aproxima-se do pai e compreende seu amor pela música. Chegam os anos 90, sua matéria não é mais prioridade no currículo escolar. Holland é obrigado a aposentar-se. Mas a vida ainda lhe reserva surpresas.

  • Muito além do jardim
    Assuntos de T&D: poder, comunicação, premissas
  • Música do coração, 126 min
    Assuntos de T&D: sonhos podem ser realizados; perseverança, determinação, propósitoTítulo original: “Music of the heart”
    Filme de Wes Craven
    Censura: livre
    Produção: 1999 – EUAComentários de capa:

    Roberta (Meryl Streep) é uma violinista que nunca se profissionalizou por ter se dedicado unicamente à família.

    Quando seu marido a abandona, ela decide seguir seu sonho e começa a dar aulas de violino para crianças pobres do East Harlem.

    “Música do Coração” é a história verdadeira e inspiradora de uma mulher que, ao aprender a acreditar em si mesma, foi capaz de dar a incontáveis crianças um belo presente: ela provou que elas eram capazes de fazer qualquer coisa na vida.

  • Nenhum a menos
    Assuntos de T&D: propósito
  • No limite
    Assuntos de T&D: superação de limites
  • O carteiro e o poeta
    Assuntos de T&D: metáforas, aprendizagem do tácito
  • O desafio da lei
    Assuntos de T&D: poder, justiça, política
  • O espelho tem duas faces, 126 min
    Assuntos de T&D: liderança educadora, educação, atitudes do professorTítulo original: “The mirror has two faces”
    Romance/comédia
    Direção: Barbra Streisand
    Censura: livre
    Produção: 1996
    LegendadoComentários de capa:

    Rose (Barbra Streisand, O Príncipe das Marés) dá aulas de Literatura Romântica na Universidade, mas sua vida está precisando desesperadamente de um daqueles romances maravilhosos.

    Gregory (Jeff Bridges, O Pescador de Ilusões) é o professor de matemática no mesmo lugar. Desiludido, não quer se envolver emocionalmente. Enquanto Rose está conformada com o destino, Greg decide lutar e faz um anúncio classificado muito objetivo, procurando companhia. Mas o destino – com a ajuda da irmã quase amoral de Rose – põe um no caminho do outro. Envolvidos apenas intelectualmente, os dois acabam compreendendo que duas pessoas que se casam e resolvem ficar sem contato físico estão à procura de confusão.

  • O furacão
    Assuntos de T&D: relacionamentos, valores
  • O gladiador
    Assuntos de T&D: estratégia, trabalho em equipe, liderança
  • O sorriso de Monalisa, 117 min
    Assuntos de T&D: educação, atitudes da professora, mudançasTítulo original: “Monalisa Smile”
    Drama
    Direção: Mike Newell
    Censura: 14 anos
    Elenco: Julia Roberts, Julia Stiles, Kirsten Dunst, Maggie Gyllenhaal e Marcia Gay Harden
    Produção: 2003Comentários de capa:

    Outono, 1953. Ann Watson deixa a progressista cidade de São Francisco, para ministrar o curso de história da arte no mais tradicional colégio para meninas dos Estados Unidos e do continente. Ann chega ao local, onde as meninas são educadas para serem esposas perfeitas, com ingênuas intenções de ampliar a sensibilidade artística das meninas. Logo percebe que não será fácil.

    É um filme engraçado, inspirador e de alto astral sobre uma professora que tem muito a ensinar sobre a vida e também muito a aprender sobre romance.

  • Patch Adams - O Amor é Contagioso, 115 min
    Assuntos de T&D: sonho, visão, empreendedorismo, determinaçãoComédia
    Censura: 12 anos
    Produção: 1998Comentários de capa:

    Conheça Patch Adams (O Vencedor do Oscar Robin Williams), um médico não parece, age ou pensa como nenhum doutor que você conheceu antes. Para Patch, humor é o melhor remédio, e ele está disposto a fazer de tudo para que seus pacientes sorriam – mesmo que isto signifique arriscar sua própria carreira. Baseado numa história verdadeira, Patch Adams – O Amor é Contagioso combina humor hilariante com uma inspirada história.

  • Sem medo de viver, 121 min
    Assuntos de T&D: trauma de acidente, comportamento de negação do trauma, “anestesia”, terapia pós-traumática, valorização da vidaTítulo original:  “Fearless”
    Drama
    Diretor: Peter Weir
    Censura: 14 anos
    Produção: 1993 – EUAComentários de capa:

    Um homem disposto a aproveitar cada novo acontecimento de sua vida, sem ódio, sem mágoas … e sem medo.

    Vítimas de um violento acidente de avião, o arquiteto Max Klein (Jeff Bridges, de Contagem Regressiva) e a jovem mãe Carla (Rosie Perez, de Coração Indomável, indicada ao Oscar® 93 de Melhor Atriz Coadjuvante, por Sem Medo de Viver), enfrentaram a morte e sobreviveram.

    Para Max, aquele foi o momento de deixar todos os seus temores de lado e, finalmente, encontrar a paz. Agora, ele vê o mundo de uma maneira completamente diferente, aproveitando cada minuto, cada pequeno detalhe que a vida tem a oferecer! Relutante em deixar esse estado de êxtase, Max não percebe que está se afastando cada vez mais de sua esposa (Isabella Rossellini, de A Morte Lhe Cai Bem).

    Para Carla, sua vida acabou no momento em que perdeu seu filho, durante o acidente. Duas pessoas que nunca se conheceriam em qualquer outra circunstância, Max e Carla iniciam uma bonita e importante amizade, onde a dor e a felicidade caminham lado a lado, ensinando-lhes o que é preciso para seguir seu caminho … sem medo de viver!

  • Sociedade dos poetas mortos, 129 min
    Assuntos de T&D: criatividade, mudança de paradigmas, educação, atitudes do professorTítulo original: “Dead poets society”
    Drama
    Direção: Peter Weir
    Censura: livre
    LegendadoComentários de capa:

    Quando o carismático professor John Keating, estrelado por ROBIN WILLIAMS (indicado para o Oscar de melhor ator em Bom dia, Vietnã), chega àquele colégio conservador com seu moderno método de ensino, desperta em seus alunos um novo questionamento, uma nova forma de vida. “Carpe Diem, rapazes! Aproveitem o dia! Façam de suas vidas algo extraordinário.”: com estas palavras, ele estimulou os jovens a viverem cada minuto de suas vidas intensamente.

    Sociedade dos Poetas Mortos provocou em todos os países um forte impacto nas relações entre pais e filhos, e entre professores e alunos. Descubra você mesmo o quanto este maravilhoso filme poderá mudar a sua vida!

    Oscar de melhor roteiro original, direção de Peter Weir, ganhador de Nastro D´Argento, Itália, são alguns dos muitos motivos que tornarão este filme inesquecível.

  • Um golpe do destino, 123 min
    Assuntos de T&D: atendimento aos clientes, empatia, ética, valorização da vidaTítulo original:  “The Doctor”
    Drama
    Diretora: Handa Haines
    Censura: livre
    Produção: 1991 – EUAComentários de capa:

    Como é a reação de um famoso cirurgião que por força do destino se vê na situação de paciente? Essa é uma experiência que certamente enriqueceria qualquer currículo médico. Para o doutor Jack McKee se traduz em uma lição de vida.

    O convívio com outros pacientes em igual condição o faz despertar para a importância do afeto e da compaixão, alterando radicalmente seu comportamento como médico.

    Um filme elogiado pela crítica e que reúne novamente após o sucesso de Filhos do Silêncio, a diretora Randa Haines e o brilhante Willian Hurt.

    Uma história emocionante que é retratada com doses exatas de sensibilidade e de bom humor.

  • Um novo homem, 138 min
    Assuntos de T&D: empregabilidade, educação, atitudes do professorTítulo original: “Renaissance man”
    Comédia
    Direção: Penny Marshall
    Censura: livre
    Produção: 1994Comentários de capa:

    Bill Rago (DANNY DeVITO) é um publicitário, divorciado, que de uma hora para outra se vê desempregado. Para sobreviver aceita o único trabalho que aparece – dar aulas no exército. Sua missão consiste em educar oito recrutas incompetentes para que consigam aprovação no treinamento básico.

    O mal humorado professor e os rebeldes alunos acabam envolvendo-se numa deliciosa história que vai transformar a vida de todos.

  • Uma Linda Mulher
    Assuntos de T&D: vendas (da cena em que vai às compras e é mal atendida por causa do preconceito até cena em que volta bem vestida e cheia de sacolas, para mostrar à vendedora a comissão que ela perdeu por não lhe vender)
  • Uma mulher de talento
    Assuntos de T&D: propósito, integridade
  • Vida de inseto, 102 min
    Assuntos de T&D: liderança, trabalho em equipe, busca de sonho, determinaçãoTítulo original: “A bug´s life”
    Direção: John Lasseter
    Censura: livre
    Produção: 1997, dubladoComentários de capa:

    Entre numa viagem folha a folha dentro do minúsculo mundo dos insetos, junto com os mais diferentes, coloridos e divertidos personagens, na animação computadorizada Disney/Pixar Vida de Inseto.

    Flik é uma formiga cheia de ideias que, em nome dos “insetos oprimidos de todo o mundo”, precisa contratar guerreiros para defender sua colônia de um faminto bando de gafanhotos liderado por Hopper. Mas quando descobrem que o exército de insetos é na verdade um fracassado grupo de atores de um circo de pulgas, o cenário está armado para divertidas confusões … com estes improváveis heróis.

    Estrelando um elenco de dubladores sensacionais, Vida de Inseto apresenta uma nova e surpreendente visão de trabalho de equipe e determinação, que revela novos detalhes cada vez que você assiste.