Como obter

FORNECEDORES DE VÍDEOS

Existem empresas especializadas em venda e/ou aluguel de vídeos, para uso em atividades de treinamento e/ou desenvolvimento de pessoas. As que tive oportunidade de conhecer, utilizando algumas de suas obras, foram (em ordem alfabética):

Como usar

  • A escolha do vídeo deve basear-se no objetivo do treinamento, levando-se em consideração, também, a duração da filmagem.
  • Evitar os vídeos do tipo “palestra gravada”, adotando aqueles que contam uma estória ou abordam o assunto desejado ilustradamente.
  • Os vídeos podem ser classificados como sendo:
    > curtos, se tiverem até 10 min de duração;
    > médios, se entre 10 e 30 min; e
    > longos, com mais de 30 min. Nesse aspecto, deve-se preferir os curtos, pois os treinandos tendem à dispersão com vídeos muito demorados.
  • Planejar a exibição e o debate sobre o vídeo:
    > o filme deve ser analisado previamente pelo facilitador da aprendizagem (não passe um vídeo que nunca viu!);
    > na apresentação, além de informar o título, o facilitador deve destacar o objetivo do filme dentro dos propósitos do grupo;
    > de acordo com a situação, deve-se prever perguntas para direcionar a atenção dos participantes durante a exibição e facilitar o debate posterior;
    > planejar se a exibição deve ser contínua ou pode ser fragmentada, caso em que as paradas devem ser contratadas previamente, para não gerar frustrações quanto à sequência do enredo;
    > pode-se trabalhar o debate com o grupo todo ou dividido em pequenos grupos com enfoques diferentes. Por exemplo, distribuindo-se as perguntas pelos subgrupos, para comentários posterior com o grupo todo.
  • Terminado o debate sobre o vídeo, destacar as conclusões do grupo.
  • Todas essas orientações são muito simples, algumas até óbvias, porém o que se percebe, em vários treinamentos, é um descumprimento geral delas e um desrespeito grande à capacidade das pessoas participantes de externarem seu pensamento acerca do vídeo que acabaram de assistir.

Minas anotações

Legenda para “Minha Nota”:

5 - Excelente100%
4 - Bom80%
3 - Regular65%
2 - Ruim35%
1 - Péssimo10%

 

  • A arte de conversar (Suma Econômica), 44 min, nota 4
    Dois “jornalistas” vão expondo a teoria, intercalando com exemplos encenados por eles e outros atores. O vídeo é apresentado em blocos de conteúdo, o que facilita sua paralisação para refletir/discutir o assunto. Produção boa.
  • A guerra do arco-íris (SIAMAR), 20 min, nota 5
    Muito bem produzido, agradável. Pode ser usado para exploração de assuntos diversos da Gestão de RH: estilos gerenciais, comunicação, motivação da equipe, processo de mudança, delegação e ética. Também podem ser discutidas: a importância da união, da cooperação, do respeito às opiniões de outras pessoas e combate à discriminação entre grupos.Texto da capa do vídeo:
    “Demonstrar a importância da união, da cooperação entre setores da empresa, do respeito às opiniões de outras pessoas. Combater qualquer tipo de discriminação entre grupos.”
    “Narra a história de 3 reinos (Azul, Vermelho e Amarelo) que disputavam a supremacia do Universo. Cada reino só aceitava sua cor e combatia as demais cores, o que resultou numa movimentada batalha de tintas. A situação se assemelha muito às querelas entre departamentos de uma empresa, e o final é uma demonstração das vantagens da harmonia e da soma de esforços.”
  • A programação neurolinguística em venda (SIAMAR), 28 min, nota 4
    Trata-se de uma entrevista com Donald Moine, psicólogo e consultor de vendas, que enfatiza a importância de estabelecer o rapport (clima de confiança) com o cliente de modo que a venda possa acontecer. Ele apresenta 6 vantagens que um vendedor tem ao utilizar a PNLV. O objetivo é espelhar o comportamento do cliente a fim de que se transmita uma mensagem subliminar de “Eu me importo com você” e, assim, criar e manter o rapport. O vídeo é recheado de exemplos e demonstrações, chegando a ser bem repetitivo em alguns momentos, o que pode cansar o grupo. Portanto, é aconselhável parar o vídeo a cada técnica e discutir/vivenciar o assunto.Texto da capa do vídeo:
    “Mostrar técnicas de neurolinguística na área de vendas. Este vídeo explora a técnica da neurolinguística aplicada à área de vendas, através da qual o vendedor pode sintonizar-se com seu cliente e estabelecer um clima que propicia o máximo de possibilidade de fechamento da venda, ou reconquista do cliente irritado.”
    Produção: American Media (EUA)Minhas observações:
    As 6 técnicas para criar vínculos com o cliente são:
    1 – imite os gestos (movimentos do corpo);
    2 – imite a voz (ritmo, volume, tom);
    3 – imite o humor (emoções);
    4 – acompanhe com colocações verdadeiras (diga truísmos); truísmo = verdade que não é necessário demonstrar; evidência;
    5 – acompanhe objeções (concorde com elas!);
    6 – acompanhe o canal do cliente: visual, auditivo ou cinestésico (observe os movimentos dos olhos: olhar para cima – pensa em imagens; olhar para os lados e para baixo – pensa em sons; olhar para baixo e à direita – pensa em sentimentos.
  • Afinal, você é o supervisor! (SIAMAR), 20 min, nota 4
    Um supervisor vai narrando, para uma jornalista, como fez para desempenhar suas funções: solucionar conflitos, exercer a disciplina e a liderança, reconhecer o trabalho, identificar problemas, distribuir tarefas, treinar seu pessoal, enfim, coordenar e acompanhar todas as atividades de seu departamento. Ajuda a compreender o papel gerencial, bem diferente do operacional. Produção: imagem um pouco ofuscada.
  • Assumindo a supervisão (SIAMAR), 19 min, nota 5
    Esclarece aos novos supervisores sobre a forma adequada de lidar com a autoridade recém adquirida, como exercer a autoridade sem exagerar no controle, de forma a obter a cooperação de todos. Um supervisor antigo, que está se aposentando, vai instruindo dois novos supervisores (Rachel e Roy), que evidenciam vários estilos de erros: supercontrole, subcontrole, comunicação unilateral, indecisão, delegação sem autoridade, não delegação etc. Produção: imagens, cenários (empresa de tintas) e som bons.
  • Atenda bem! (Suma Econômica), 12 min, nota 3
    Voltado para atendimento telefônico. O apresentador efetua algumas ligações telefônicas e vai demonstrando os erros e como devem ser feitas. É um vídeo de sensibilização, tendo um conteúdo superficial. Portanto, serve para introdução ao assunto. Na capa, o produtor alerta que “o primeiro passo é compreender que, a partir do momento que você tira o fone do gancho e começa a falar, sua voz está substituindo o contato pessoal. Com a voz, você irá projetar uma imagem positiva ou negativa e, apenas com a voz, é possível irritar, constranger, afastar, magoar, surpreender ou encantar seus clientes.” Produção: imagens e som bons.
  • Bolero - versão compacta (SIAMAR), 12 min, nota 3
    Mostra o maestro Zubin Metha ensaiando com sua orquestra para a execução de Ravel, “Bolero”. Temas que podem ser abordados: cooperação, harmonia, motivação, trabalho em equipe e gerência. Analogia: um gerente deve estabelecer objetivos e trabalhar harmoniosamente com seu grupo para atingi-los. É necessário trabalhar individualmente com as pessoas a fim de obter o melhor resultado de cada um e unificá-las em direção à meta comum. Produção: as cores das imagens do filme são ofuscadas e seu término é abrupto (sem fechamento). A música é envolvente.
  • Bumerangue (SIAMAR), 10 min, nota 5
    A mensagem é simples e eficiente, para sensibilizar as pessoas acerca de suas atitudes e dos outros, a fim de criar um clima positivo ao seu redor. Mostra como o desejo de retribuir funciona, exemplificando com bumerangues negativos e positivos. Evidencia o ditado de que você colhe o que planta. Boa produção. Tem aplicação geral.
  • Como falar em público (Suma Econômica), 55 min, nota 4
    Produzido em 1996, tem utilidade para cursos de desenvolvimento gerencial e de formação de instrutores e monitores (multiplicadores). Tem a vantagem de ser apresentado em blocos de conteúdo, facilitando a paralisação do vídeo, a fim de refletir/discutir o assunto. Produção em estúdio.
  • Como vencer a timidez (Suma Econômica), 62 min, nota 4
    Roteiro e apresentação de Carmem Eugênia Bretas Bavoso, psicóloga e consultora em Belo Horizonte, MG. A grande parte do vídeo é uma exposição da própria autora, tornando-se, em alguns momentos, cansativo pela monotonia da produção (poderia ter explorado mais as encenações dos atores, bem como ter apresentado uma simulação de psicodrama, para exemplificar essa técnica, que é utilizada pela autora). Por tratar-se de um curso prático, apresenta várias “receitas” de comportamento e exercícios, sendo útil para as pessoas compreenderem a timidez e despertarem para as alternativas de tratamento.
  • Como vender benefícios (SIAMAR), 8 min, nota 3
    É uma demonstração da diferença entre características e benefícios de um produto. Dois vendedores abordam um produto (caixa transparente), mostrando como a venda pode ser criativa. A imagem é ofuscada.
  • Continue aprendendo a vender (SIAMAR), 25 min, nota 5
    Apresenta três situações de venda, mostrando erros e acertos dos vendedores. Dá para parar o filme e explorar as percepções dos treinandos. Faz uma pergunta frequentemente feita por vendedores veteranos: “Se minhas técnicas estão corretas, por que não estou obtendo bons resultados?” Conduz a resposta nos 5 “C” da conquista de um cliente: competência, confiança, critério, comunicação e cortesia. Boa imagem. Útil para rever princípios de venda que interessarão aos vendedores experientes ou a quem estiver enfrentando momentos críticos em sua carreira.
  • Estratégias inovadoras de negociação (HSM Management*), 59 min, nota 4
    Palestra gravada, legendada, do consultor William Ury, especialista em negociação e administração de conflitos. Boa imagem e gravação. Não é cansativo.
    (*) Os vídeos da HSM Management são disponíveis para assinantes da revista de mesmo nome.
  • Etiqueta (Suma Econômica), 53 min, nota 4
    Apresenta as regras de comportamentos indispensáveis à correta apresentação de um executivo nos mais variados ambientes e ocasiões. Há dramatizações, tornando o vídeo mais agradável. Pode ser usado em trechos estanques, pois a produção é segmentada em assuntos. Acompanha um livro (54 páginas) com o conteúdo abordado.
  • Eu… e você (SIAMAR), 12 min, nota 3
    Desenho animado que explica as premissas básicas da Teoria X e Teoria Y, demonstrando para o supervisor a necessidade de envolver toda a equipe. Útil para treinar a supervisão geral em relações humanas, motivação e gerência participativa. O desenho é bem simbólico: o ser humano é representado por uma figura oval que mostra seu desenvolvimento pessoal e sua busca de realização profissional. A produção é mais antiga.
  • GEO: a derrubada dos muros (SIAMAR), 22 min, nota 5
    Aborda as 3 grandes tendências do mundo empresarial na atualidade (década de 1990): globalização (a derrubada dos muros do provincialismo dando lugar ao mercado global), empowerment (re-definição da hierarquia e do local de trabalho) e orquestração da tecnologia (uso coordenado de novas ferramentas eletrônicas, amistosas e flexíveis). Apresenta os caminhos da mudança no mundo atual. Boa imagem e gravação.
  • Juntos (SIAMAR), 7 min, nota 4
    É uma estória de um grupo de meninos e outro grupo de meninas que brincam nos trilhos de uma ferrovia. Surge uma competição entre ambos. Realça o valor do trabalho em equipe para superar obstáculos e atingir metas. Bom para trabalhar cooperação. A imagem é boa.
  • Motivando a equipe (SIAMAR), 31 min, nota 4
    Mostra as crenças/estilos gerenciais (Teoria X e Y), as diferenças entre as pessoas e a necessidade de colocá-las nas tarefas adequadas. Reforça a busca de melhores resultados, através da participação dos empregados nas decisões. Enfatiza os 4 componentes fundamentais da motivação: autodeterminação, propósito (objetivos e metas), senso de utilidade e recompensa. O gerente tem que dar o impulso (estímulo). Produção: imagens, cenários e som bons.
  • O que é marketing? (SIAMAR), 15 min, nota 3
    É um desenho animado que oferece uma visão geral do marketing: pesquisa de mercado, planejamento de produto, política de preço, promoção, propaganda etc. Ideal para iniciantes no setor de marketing/vendas.
  • Programação Neurolinguística (Suma Econômica), 34 min, nota 2
    Apresenta vários tópicos de conteúdo de maneira superficial. O instrutor fala rápido e de maneira uniforme, tornando cansativo o vídeo.
  • Reuniões mais eficazes (Britannica), 17 min, nota 4
    Serve para trabalhar liderança de reuniões, administração participativa, gerência e liderança. O consultor narra um exemplo aplicativo de suas 5 regras básicas, através de “atores” que são os próprios gerentes-clientes. Textos em inglês e dublado em português. A imagem apresenta cores ofuscadas.
  • Socorro! Estou na TV (SIAMAR), 43 min, nota 5
    Apresentado pelo jornalista João Carlos Amaral, em Belo Horizonte, e gravado em estúdio e no hall da Assembleia Legislativa do Estado de MG. Na capa do vídeo consta: “Na TV, a primeira impressão é da imagem. Você pode até falar bem, mas se descuidar da sua imagem, não vai funcionar. Cada pessoa tem um estilo próprio e é isso que faz a diferença. Mas é importante burilar o seu estilo com regras simples de apresentação no vídeo: sua postura corporal, sua maneira de vestir-se, a expressão de seus gestos, seu jeito de olhar para a câmera e tirar o melhor proveito desse poderoso veículo de comunicação.”
  • Teoria X e teoria Y (SIAMAR), 10 min, nota 4
    Apresenta os 2 conjuntos de suposições sobre a natureza humana, utilizados na administração de pessoas, formulados por Douglas McGregor, psicólogo autor do livro “O lado humano da empresa”. Filme antigo com cores embaçadas, porém útil para explorar, nos treinamentos gerenciais, a comunicação, a motivação e a liderança. Termina com 4 perguntas para reflexão sobre os estilos gerenciais.
  • Vendendo passo a passo (SIAMAR), 27 min, nota 4
    Mostra que o processo de venda é dividido em 7 etapas, as quais não podem ser ignoradas: 1) conhecer o produto; 2) prospectar (pesquisar); 3) abordar (vender a si mesmo, vender a entrevista, vender o produto); 4) estabelecer necessidades; 5) apresentar o produto ou serviço; 6) fechar a venda; e 7) acompanhar (dar seguimento à venda), demonstrar interesse pós-venda. Demonstra a necessidade de se completar cada estágio antes de passar ao seguinte. A imagem é um pouco apagada.
  • Visão de Futuro (SIAMAR), 28 min, nota 5
    Útil em Seminários de Criação da Visão (visão compartilhada de Peter Senge, por exemplo), cursos de desenvolvimento gerencial (liderança) etc. Produção em vários cenários (reais).
  • Voz, fala e inibição (Suma Econômica), 57 min, nota 4
    Apresenta técnicas/exercícios de dicção, impostação e oratória, buscando corrigir problemas da voz e da fala: gagueira, voz rouca, fina, nasal, perda da fala, troca de letras e fala acelerada. A matéria é intercalada com depoimentos de alguns participantes dos cursos do fonoaudiólogo Simon Wajntraub (RJ), demonstrando o sucesso de seus métodos no tratamento desses pacientes.
  • Zea (SIAMAR), 6 min. nota 5
    Muito bom para explorar: percepção, paradigmas, preconceitos, criatividade. O vídeo não tem narração e nem manual do instrutor; somente trilha sonora musical. Excelente qualidade de imagem. Não merece nenhum comentário adicional para não tirar o efeito surpresa.